Volume 14 - Nº 3 - setembro/ dezembro de 2020
SUMÁRIO
Sistema de controle de assiduidade para uma Smart Classroom baseado em Internet das Coisas...................................1-15 PDF
Leonardo de Souza Pigatto e Felipe Becker Nunes
ESTADO DA ARTE Causas da evasão escolar na Educação Profissional e Tecnológica a Distância................................16-32 PDF
Paulo de Sá Filho e Marco Antônio de Carvalho
Estudar ou navegar? Percepção dos professores sobre a influência da tecnologia no processo de Ensino e Aprendizagem da
Geração Z .................................................................................................................................................................................... 33-49 PDF
Cintia Soares Guerin e Elis Maria Teixeira Palma Priotto
“Gênero e Diversidade na Escola”: uma proposta de WebQuest como subsídio para discussões de gênero no espaço escolar
.......................................................................................................................................................................................................50-80 PDF
Jean Pablo Guimarães Rossi e Fabiane Freire França
O Enredo de Afetos, Saberes e Conhecimentos: métodos desenvolvidos nos projetos de extensão A.R.T.E. e o Mar de Histórias
e suas oficinas ..........................................................................................................................................................................81-97 PDF
Aurelio Antônio Mendes Nogueira, Katia Correia Gorini, Ana Cecilia Mattos Mac Dowell, Maria da Graça Muniz Lima e Ana Lucia Faria
da Costa Rodrigues
Ensino de Química e Aplicativos Educacionais: elaboração de material didático.............................................................98-114 PDF
Saymon da Silva Almeida, Valéria de Souza Marcelino e Cassiana Barreto Hygino Machado
Os Benefícios da Tecnologia Assistiva para a Inclusão Educacional de Alunos com Deficiência.................................115-135 PDF
Marcio Pontes Feijó e Mara Silvia Pasian
O Uso de Objetos Reais e Virtuais no Ensino do Desenho Técnico para o Desenvolvimento de Habilidades Espaciais................
.................................................................................................................................................................................................136-152 PDF
Francisco Carlos Rodrigues Lucas e Cristiano Corrêa Ferreira
Projetos de Educomunicação como Ferramentas de Trabalho Social com Jovens do Nordeste do Brasil................ 153-174 PDF
Sebastião Jacinto dos Santos, João Clemente de Souza Neto, Maria Auxiliadora Fontana Baseio e Marcos Júlio Sergl
Ensino Híbrido com Sala de Aula Invertida no Ensino de Matemática no Ensino Fundamental....................................175-209 PDF
Tamara Belmira da Sylveira Guimarães Soares e Luís Paulo Leopoldo Mercado
Perfil Sociodemográfico de PaisResponsáveis no Debate Acerca do Ensino à Distância na Educação Básica no Contexto de Pandemia..................................................................................................................................................................................210-227 PDF
Gabriel Frazão Silva Pedrosa e Karin Gerlach Dietz
Ambientes para a Aprendizagem com Design Instrucional Lúdico...................................................................................228-247 PDF
Wesley Nunes de Paiva e Patrícia Margarida Farias Coelho
O Curso de Especialização em Técnicas de Representação Gráfica e sua Influência na Prática Pedagógica de Ex-alunos que
Trabalham como Professores .............................................................................................................................................. 248-263 PDF
Daniel Wyllie Lacerda Rodrigues e Maria Helena Wyllie Lacerda Rodrigues
Simulação de Circuitos Elétricos em Laboratório Virtual com Realidade Aumentada na Educação Profissional...... 264-282 PDF
Marcelo Queres de Oliveira, Victor Gonçalves Gloria Freitas e Bianca Maria Rego Martins