Volume 14 - Nº 3 - setembro/ dezembro de 2020

SUMÁRIO

Sistema de controle de assiduidade para uma Smart Classroom baseado em Internet das Coisas...................................1-15 PDF

Leonardo de Souza Pigatto e Felipe Becker Nunes

ESTADO DA ARTE Causas da evasão escolar na Educação Profissional e Tecnológica a Distância................................16-32 PDF

Paulo de Sá Filho e Marco Antônio de Carvalho


Estudar ou navegar? Percepção dos professores sobre a influência da tecnologia no processo de Ensino e Aprendizagem da

Geração Z .................................................................................................................................................................................... 33-49 PDF

Cintia Soares Guerin e Elis Maria Teixeira Palma Priotto


“Gênero e Diversidade na Escola”: uma proposta de WebQuest como subsídio para discussões de gênero no espaço escolar

.......................................................................................................................................................................................................50-80 PDF

Jean Pablo Guimarães Rossi e Fabiane Freire França


O Enredo de Afetos, Saberes e Conhecimentos: métodos desenvolvidos nos projetos de extensão A.R.T.E. e o Mar de Histórias

e suas oficinas ..........................................................................................................................................................................81-97 PDF

Aurelio Antônio Mendes Nogueira, Katia Correia Gorini, Ana Cecilia Mattos Mac Dowell, Maria da Graça Muniz Lima e Ana Lucia Faria

da Costa Rodrigues


Ensino de Química e Aplicativos Educacionais: elaboração de material didático.............................................................98-114 PDF

Saymon da Silva Almeida, Valéria de Souza Marcelino e Cassiana Barreto Hygino Machado



Os Benefícios da Tecnologia Assistiva para a Inclusão Educacional de Alunos com Deficiência.................................115-135 PDF

Marcio Pontes Feijó e Mara Silvia Pasian


O Uso de Objetos Reais e Virtuais no Ensino do Desenho Técnico para o Desenvolvimento de Habilidades Espaciais................

.................................................................................................................................................................................................136-152 PDF

Francisco Carlos Rodrigues Lucas e Cristiano Corrêa Ferreira


Projetos de Educomunicação como Ferramentas de Trabalho Social com Jovens do Nordeste do Brasil................ 153-174 PDF

Sebastião Jacinto dos Santos, João Clemente de Souza Neto, Maria Auxiliadora Fontana Baseio e Marcos Júlio Sergl



Ensino Híbrido com Sala de Aula Invertida no Ensino de Matemática no Ensino Fundamental....................................175-209 PDF

Tamara Belmira da Sylveira Guimarães Soares e Luís Paulo Leopoldo Mercado

Perfil Sociodemográfico de PaisResponsáveis no Debate Acerca do Ensino à Distância na Educação Básica no Contexto de Pandemia..................................................................................................................................................................................210-227 PDF

Gabriel Frazão Silva Pedrosa e Karin Gerlach Dietz


Ambientes para a Aprendizagem com Design Instrucional Lúdico...................................................................................228-247 PDF

Wesley Nunes de Paiva e Patrícia Margarida Farias Coelho


O Curso de Especialização em Técnicas de Representação Gráfica e sua Influência na Prática Pedagógica de Ex-alunos que

Trabalham como Professores .............................................................................................................................................. 248-263 PDF

Daniel Wyllie Lacerda Rodrigues e Maria Helena Wyllie Lacerda Rodrigues


Simulação de Circuitos Elétricos em Laboratório Virtual com Realidade Aumentada na Educação Profissional...... 264-282 PDF

Marcelo Queres de Oliveira, Victor Gonçalves Gloria Freitas e Bianca Maria Rego Martins